Cosmopolita

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Guardião das letras graças à iniciação promovida pela alfabetizadora;aprendi amar a liberdade responsável em qualquer circunstância sem violentar as minhas concepções princípias.

domingo, 9 de novembro de 2008

A terceirização da criação dos filhos gera decorrência ...

Rio de Janeiro, abril de 2008.

A terceirização da criação dos filhos gera decorrência ...



A vida humana necessita de estímulo...

A vida humana necessita de estímulo e segurança física-emocional em todos os níveis de aprendizado para introjetar os elementos que serão utilizados no processo formativo que me permito classificar como estágios.
Levando em consideração os estágios dentro do contexto do processo de aprendizado é preciso construir uma alquimia moral e ética no conteúdo de todas as decisões tomadas para num futuro bem próximo não ser obrigado a fazer a pergun-ta:Aonde foi que erramos?

Cada situação vivida produz uma gama de infor-mações e decorrências, pois os dados que são registrados e podem ser utilizados a qualquer mo-mento; a qualidade dessa formação e informação recebida deve ser qualificada e quantificada.
Todos os elementos que são utilizados para esti-mular o processo de aprendizado são de funda-mental importância, cada um vem carregado de experiências, emoções e possibilidades que for-mam a teia cognitiva definitivamente na íntegra ou com lacunas que podem se manifestar a qualquer momento; e,assim sujeita à avaliações tanto positi-vas como negativas.
A ausência de responsabilidade das crianças é uma riqueza que deveria ser preservada por muito tempo,pois acredito que enquanto utilizada como ferramenta de aprendizado as sinapses estão construindo e sedimentando a teia com mais firmeza e determinação.



Cada momento vivido no aprendizado é singu-lar...

Cada momento vivido no aprendizado é singular e original, sendo possível notar as contribuições do entorno que indiretamente deixam uma indelével marca que se manifesta na medida em que lem-branças, mesmo tênues, venham a compor o cená-rio abrindo parcialmente o arquivo emocional pos-sibilitando a percepção de vivência.
Tenho observado no campo doméstico o despreparo daqueles que diante da lei natural e da sociedade apresentam dificuldades para assentar e registrar os primários tijolos da formação humana; utilizam técnicas obsoletas de relações humanas.
Ao não reconhecer que a criança precisa de limites com sólida determinação, os atos egoístas que estas manifestam quando estão contaminadas pela ganância e ambição negativa o conceito da verdade fica torcido, onde qualquer tarefa realizada precisa ser premiada mesmo a mais medíocre.
Para dar um toque moderno aflora uma perigosa permissividade plasmada no consumismo que na intenção de estimular através de trocas materiais ditadas pela mídia com promessas desprovidas de emoção e solidariedade onde predomina apenas uma via nesta relação um lado tende a oferecer cada vez mais para aplacar a cobrança do outro lado que nada oferece,apenas consome e reclama os seus direitos.
Estabelecer o diálogo construindo mecanismos pedagógicos para delinear os princípios norteado-res são quesitos primários básicos que precisam ser muito bem trabalhados, pois vão influenciar e ditar o ritmo social de cada um.
As exigências da contemporaneidade determina-ram o processo de terceirização na criação dos filhos.
É sobre a “secretária” que colabora em tempo inte-gral com os pais, que recai a árdua tarefa de orien-tar e desenvolver os pilares básicos da educação. Por mais “especial”que seja a “secretária” os cami-nhos percorridos por esta, em determinados cam-pos, nem sempre são aqueles que os “pais” iram trilhar;mas, a falta de “tempo” chancela e valida a iniciativa.
Desde a materialização da Revolução Industrial fenômenos sociais vêm ocorrendo com muita in-tensidade, pois o nosso futuro é reflexo destas opções.
Reproduzir as lições na sua integra nem sempre surtem o efeito desejado, acredito na utilização de encaminhamentos originais resultantes dos apro-fundamentos do aprendizado básico recebido,das linhas descobertas que permitem possibilidades de construção de resoluções para questionamentos e o atendimento de exigências cada vez mais radi-cais do cotidiano.
A decorrência é uma incógnita que será detectada quando ocorrer algum estímulo e assim teremos plasmado o processo de aprendizagem na ação caracterizando um fenômeno social aonde referen-daremos ou perguntaremos :aonde foi que erra-mos?
Formação terceirizada gera um produto social que não corresponde à realidade nuclear.
Os compromissos dos pais enquanto gestores do processo formativo dos filhos é a pedra angular do projeto maior- a sociedade – e, não se encerra no momento que garantem a continuação da linhagem sangüínea, aí está sendo iniciado a construção do lastro cultural, político,social,religioso e econômico do futuro agente de transformação.


Os compromissos dos pais...
“A água do rio que banha o homem hoje, não será a mesma da profilaxia de amanhã”.

Professor de- História CMI- RJ
Ramão Figueira Gutierrez

Nenhum comentário:

Seguidores